12º BE Cmb Bld

Histórico do 12º BE Cmb Bld


    O 12º Batalhão de Engenharia de Combate, foi criado pelo decreto nº 36.918, de 17 fevereiro de 1955. O Batalhão começou a se organizar em 20 de Janeiro de 1956, ficando aquartelado, inicialmente, nas instalações da 12ª Companhia de Transmissões, atual 12ª Companhia de Comunicações Mecanizada.
   O 12º BE Cmb foi criado com a missão de apoiar, como Unidade orgânica, a 2ª Divisão de Cavalaria, ficando a ela subordinado até o mês de março do ano de 1978, quando então, passou a ser o apoio de Engenharia da 3ª Divisão de Exército, a Divisão Encouraçada.
   O Ten Cel ADÃO PRESTES DO MONTE, foi quem primeiro assumiu o comando, interinamente, tendo sido o seu primeiro comandante nomeado o Cel FLORIANO MÖLLER que havia participado, como integrante do 9º Batalhão de Engenharia, da Força Expedicionária da Itália. Aliás, foi o Cmt da 1ª tropa a entrar em combate na Itália.

   Junto com o Batalhão, nasceu o espírito de cooperação e amizade entre a comunidade do município de Alegrete e o "BE" como é carinhosamente conhecido pela população.
   O 12º BE Cmb ao longo dos anos, tem colaborado com a população em seus mais diversos eventos e em suas maiores necessidades, tendo em várias ocasiões assistido às populações ribeirinhas, flageladas pelas enchentes periódicas do Rio Ibirapuitã e no restabelecimento do tráfego de estradas com o lançamento de pontes sobre vãos.
   O 12º BE Cmb, tem cada vez mais, por meio de ações cívico-sociais, aproximado-se da população carente da cidade.

   Em 1992, o 12º BE Cmb foi distinguido com a denominação histórica "Batalhão Marechal Enéas Galvão", em homenagem ao Marechal Rufino Enéas Gustavo Galvão - Visconde de Maracajú, que com o seu Corpo de Engenheiros, destacou-se na campanha da Tríplice Aliança, quando da construção da Estrada do Chaco pelo 2º Corpo de Exército, demonstrando coragem, iniciativa, abnegação, dedicação e criatividade, atributos que acompanham até hoje os valorosos soldados de Engenharia e, em particular, os do 12º BE Cmb.
   Em 1996, o Btl teve o privilégio de transpor as barreiras do continente, tendo enviado militares para, juntamente com outros efetivos brasileiros, ajudar na reconstrução e manutenção da paz do povo de Angola, país africano sofrido e destruído pela Guerra Civil.
   Em 1997, o 12º BE Cmb cumprindo determinação do escalão superior, ombreou lado a lado com outras unidades do Exército Brasileiro e também, com efetivos dos países vizinhos Argentina e Uruguai na Operação Cruzeiro do Sul, realizada no Município Gaúcho de Rosário do Sul, onde destacou-se no cumprimento das Missões de Engenharia da 3ª Divisão de Exército.

   Em 19 de abril de 1999, o 12º BE Cmb foi premiado, com a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro, a Ordem do Mérito Militar, concedida pelo Presidente da República, em face dos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro.
   Ainda no ano de 1999, juntamente com a Prefeitura Municipal de Alegrete, prestou apoio na recuperação de 15 quilômetros de estradas na localidade do Capivarí.
   No período de 31 de outubro a 05 de novembro de 2000, o 12º BE Cmb, participou mais uma vez da Operação Cacequi, manobra divisionária realizada a cada 04 anos, na Reqião de Saicã, apoiando a 3ª DE nas missões de Engenharia. Em 17 de fevereiro de 2005, o 12º BE Cmb, realizou as comemorações do Cinqüentenário de criação.
   A partir de 1º de março de 2005, passou a denominar-se 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, conforme Portaria 943 de 20 de dezembro de 2004.
   Em 17 de março de 2005, o 12º BE Cmb Bld, mudou a subordinação, para a 6ª Brigada de Infantaria Blindada(Santa Maria-RS), deixando de ser subordinado a 3ª Divisão de Exército.
   No ano de 2006, o Btl iniciou a sua transformação para OM Bld, com a recepção de 14 VBTP M113, suficientes para dotar a 1ª Cia E Cmb com couraça semelhante às armas base de Brigada que apóia.


                      ACESSE O SITE OFICIAL DO 12º BE Cmb Bld - Alegrete-RS                                                                        
                                                   www.12becbld.eb.mil.br/